Siga-me no Pinterest!

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

10 filmes de ficção científica que te farão refletir sobre as relações humanas

1- Interestelar

Sinopse: "Após ver a Terra consumindo boa parte de suas reservas naturais, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper (Matthew McConaughey) é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand (Anne Hathaway), Jenkins (Marlon Sanders) e Doyle (Wes Bentley), ele seguirá em busca de uma nova casa. Com o passar dos anos, sua filha Murph (Mackenzie Foy e Jessica Chastain) investirá numa própria jornada para também tentar salvar a população do planeta."

Uma história realmente incrível, que nos faz refletir sobre até onde alguém poderia ir para salvar aqueles que ama, ao mesmo tempo em que é necessário abrir mão deles sem ter a certeza de que os verá novamente. Entre vários encontros e desencontros indiretos, pai e filha se reencontram já em idades diferentes, pois o tempo acontece de forma diferente na Terra. 

2- O preço do amanhã

Sinopse: "Em um futuro próximo, o envelhecimento passou a ser controlado para evitar a superpopulação, tornando o tempo a principal moeda de troca para sobreviver e também obter luxos. Assim, os ricos vivem mais que os pobres, que precisam negociar sua existência, normalmente limitada aos 25 anos de vida. Quando Will Salas (Justin Timberlake) recebe uma misteriosa doação, passa a ser perseguido pelos guardiões do tempo por um crime que não cometeu, mas ele sequestra Sylvia (Amanda Seyfried), filha de um magnata, e do novo relacionamento entre vítima e algoz surge uma poderosa arma com o sistema e organização que comanda o futuro das pessoas."

O filme é uma crítica ao sistema capitalista e a sociedade organizada em classes. Mostrando a relação entre explorador (burguesia) e explorado (proletariado). Em quanto uns precisam trabalhar várias horas por dia sem ter a certeza de que terão mais tempo de vida, outros podem viver eternamente e ainda  ter seus caprichos satisfeitos às custas de uma população que vive em situações de extremas dificuldades socioeconômicas.


3- Tomorrowland

Sinopse: "Casey Newton (Britt Robertson) é uma adolescente com enorme curiosidade pela ciência. Um dia, ela encontra um pequeno broche que permite que se transporte automaticamente para uma realidade paralela chamada Tomorrowland, repleta de invenções futuristas visando o bem da humanidade. Ela logo busca um meio de chegar ao lugar e, no caminho, conta com a ajuda da misteriosa Athena (Raffey Cassidy) e de Frank Walker (George Clooney), que esteve em Tomorrowland quando garoto mas hoje leva uma vida amargurada." 

Uma crítica sobre a relação entre o ser humano, ciências e o meio ambiente.


4- A 5ª onda

Sinopse: "A Terra repentinamente sofre uma série de ataques alienígenas. Na primeira onda de ataques, um pulso eletromagnético retira a eletricidade do planeta. Na segunda onda, um tsunami gigantesco mata 40% da população. Na terceira onda, os pássaros passam a transmitir um vírus que mata 97% das pessoas que resistiram aos ataques anteriores. Na quarta onda, os próprios alienígenas se infiltram entre os humanos restantes, espalhando a dúvida entre todos. Com a proximidade cada vez maior da quinta onda, que promete exterminar de vez a raça humana, a adolescente Cassie Sullivan (Chloe Grace Moretz) precisa proteger seu irmão mais novo e descobrir em quem pode confiar. "


5- Ensaio sobre a cegueira

Sinopse: " Uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de "cegueira branca", já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida. "

Um filme que mostra o ser humano sendo coagido pelos seus instintos mais primários, desde amor, raiva, desespero e prazer. Apresenta algumas cenas chocantes como a de um estupro coletivo ( deixando claro, pois não sei se pode ser um gatilho para você leitor!), divisões em grupos visando a sobrevivência, guerras por comida, inexistência de coisas básicas como higiene, comida  e  saneamento. A epidemia se espalha rapidamente e em pouco tempo nenhum serviço básico consegue ser mantido e a sociedade vira um verdadeiro caos, até que o paciente zero volte a enxergar, trazendo esperança aos demais afetados.


6- A.I.- Inteligência Artificial

Sinopse: " Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das colatas polares da Terra, fazendo com que boa parte das cidades litorâneas do planeta fiquem parcialmente submersas. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton (Haley Joel Osment), que irá passar por uma jornada emocional inesquecível. "


7- Divergente (trilogia)

A série Divergente é composta por três filmes, sendo eles: Divergente (2014), Insurgente (2015) e Convergente (2016).  É provavel que em 2017 seja lançado um quarto filme chamado Ascendente.

Sinopse (Divergente): " Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade e coragem. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, diferente da família. Ao entrar para a Audácia ela torna-se Tris e entra numa jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso conhece Quatro (Theo James), rapaz experiente que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo. "

Sinopse (Insurgente): " Tris (Shailene Woodley) e Quatro (Theo James) agora são fugitivos e procurados por Jeanine Matthews (Kate Winslet), líder da Erudição. Em busca de respostas e assombrados por prévias escolhas, o casal enfrentará inimagináveis desafios enquanto tentam descobrir a verdade sobre o mundo em que vivem. "

Sinopse (Convergente): " Após a mensagem de Edith Prior ser revelada, Tris (Shailene Woodley), Quatro (Theo James), Caleb (Ansel Elgort), Peter (Miles Teller), Christina (Zoë Kravitz) e Tori (Maggie Q) deixam Chicago para descobrir o que há além da cerca. Ao chegarem lá, eles descobrem a existência de uma nova sociedade. "


8- Avatar

Sinopse: " Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é selecionado para participar do programa Avatar em substituição ao seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja a Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na'Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na'Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na'Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados por seres humanos, através de uma tecnologia que permite que seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar à ativa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na'Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena. "


9- Gravidade

Sinopse: " Matt Kowalski (George Clooney) é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana. "


10- Brilho eterno de uma mente sem lembranças

Sinopse: " Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa. "


Agora que você já conhece minha lista de filmes de ficção científica, que tal escolher um desses que ainda não tenha assistido, preparar a pipoca, chamar os amigos ou até mesmo aquele crush, e assistir? Boa maratona de filmes e depois deixe sua opinião ou sugestão nos comentários. Vou adorar saber o que acharam da minha movie list. Beijos cheios de glitter prata e até mais!

8 comentários:

  1. Muito bem citado! Amei a lista! ^^
    Assisti alguns daí e realmente, fazem a gente refletir sobre muitas coisas, é bom ver filmes que tem boas mensagens, gosto muito! :D


    www.generoproibido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olaaaá! Tudo bem? Que bom que gostou da lista, o meu preferido é o Brilho eterno de uma mente sem lembranças, é um romance muito fofo e confuso, ao mesmo tempo que é também ficção e só de lembrar dele, já imagino um edredonzinho bem quente, pipoca com bastante manteiga e queijo e crush do lado hahaha, porque é realmente muito fofo. Que bom que gostou da lista. Bjs :D

      Excluir
  2. Gostei muito! Já assisti alguns deles... Parabéns pelo post👍🏻🙏🏻💙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem Cristina? Que bom que gostou do post! Aproveita que terça tem feriado pra assistir alguns e relaxar rsrs, bjs ;)

      Excluir
  3. Boa tarde flor como vai?
    Achei bem interesse a indicação dos filmes. De todos eu apenas assistir o preço do amanha que por sinal é um filme espetacular.
    Beijos
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Brilho eterno de uma mente sem lembranças é um romance muito fofo e Interestelar faz a gente refletir sobre a teroria d relatividade e a nossa relação com o meio ambiente, são os dois que eu mais gostei, vale apena assistir! Beijão

      Excluir