Siga-me no Pinterest!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Férias, intercâmbio e trabalho voluntário


Olá! Depois dessa temporada sumida de novo por conta das provas finais na faculdade, e pensando sobre as festas de fim de ano, férias e como aproveitar esse tempo, voltei a repensar algumas idéias como intercâmbio e trabalho voluntário.
 Intercâmbios são ótimos para ter contato com a cultura de um determinado lugar, aprimorar ou aprender outro idioma, além de expandir horizontes no aspecto pessoal.
Então, como finais de ano são ótimos para fazer aquelas promessas e planejamentos para aquele ano que está por vir, mesmo não tendo começado, resolvi começar aqui a contagem regressiva para as próximas férias.
Seja no quesito financeiro, idioma, documentação e afins, acho que vai ser uma ótima oportunidade compartilhar todo o processo pelo menos 1 vez no mês com vocês leitores do blog. Por alto, as principais partes são: escolha da instituição pela qual ocorrerá o intercâmbio, começar a encher o porquinho após um planejamento financeiro e documentos necessários.
Assim, como começaremos escolhendo a instituição pela qual ocorrerá o intercâmbio, eu resolvi fazer pela AIESEC.
É uma organização estudantil sem fins lucrativos que oferece a possibilidade de realizar trabalho voluntário, se hospedar na casa de uma família local (o que facilita bastante no contato cultural) e além disso, os custos são menores que uma viagem convencional.
De início, prefiro não me arriscar tanto, então optei por países da América Latina mesmo.

Para conhecer melhor a instituição é só clicar aqui: AIESEC

Segundo o site, entre os requisitos para realizar os intercâmbios, são:
- Ter entre 18 e 30 anos
- Inglês ou espanhol básico
- Habilidades requeridas para o desenvolvimento do projeto

"Nós acreditamos em mudança, em fazer a diferença, e que cada pessoa possui o poder de transformar o seu ambiente. O trabalho voluntário é uma importante ferramenta para isso. Nós acreditamos que o mundo precisa mais de ações do que ideias, e se você também acredita nisso essa é a hora de você se tornar um Voluntário Global!
Nosso programa de intercâmbio permite que você desenvolva autoconhecimento, torne-se orientado para a solução, consiga emponderar outras pessoas e crie uma consciência global." - AIESEC



Apesar de comentar somente sombre trabalho voluntário, no site existem 3 tipos de intercâmbio: Talentos globais, voluntários globais e empreendedor global.

Talentos globais:
"Talentos Globais é o programa de intercâmbio profissional oferecido pela AIESEC. Nele o participante tem a possibilidade de vivenciar a realidade de uma empresa internacional, inserção em uma cultura diferente e em um ambiente global de aprendizado, criando assim uma visão empreendedora, aproximação com o mercado externo e conhecimento de novas tendências."

Voluntários globais: Intercâmbio aliado a trabalho voluntário citado anteriormente.

Empreendedor global:
"Empreendedor Global é uma oportunidade de intercâmbio global em uma start-up para jovens que procuram desenvolver-se e também desenvolver suas carreiras."


Bom, mas enquanto fico nos planejamentos, nada melhor do que aproveitar essas tão merecida férias,  a graminha revigorante da faculdade (Sim! Eu sei que deitar no gramado é muito humanas. HAHA) e curtir o verão. Beijocas cheeeeeeeias de muito glitter prata e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário